quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Festa de São Silvestre

Hoje, dia 30/12 acontecerá a tradicional festa de S. Silvestre. Desde o dia 21/12, acontece o devocionário subindo o morro onde encontra-se fixada uma Cruz. Sinal da fé que fora implantada pelo Pe. Cícero Romão Batista e que perdura até os dias atuais mobilizando as pessoas da comunidade a percorrerem as ruas da comunidade com a imagem do Padroeiro.
Amanhã (31/12),  ás 16:00 hrs acontecerá a procissão, encerrando-se ás 17:00 hrs com a Celebração Eucarística. Seguindo a "noite da virada", com o tradicional jogo do peru.
Não perca !!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

"Foi para a Casa do Pai, já cumpriu sua missão. Foi morar com a Mãe das Dores e o Padre Cícero Romão".

Dia 04 de dezembro de 2005. Ás 5:30 da manhã, no hospital São Carlos, em Foraleza-CE, deixava este mundo o Grande Monsenhor Murilo de Sá Barreto vítima de carcinoma hepatocelular moderadamente diferenciado, grau 2 de Edmondson-Steiner, padrão arquitetural cirrótico (maior diâmetro tumoral = 6,0cm).
Simples como uma pomba e repleto de uma sabedoria incalculável, passou 40 anos á frente da Matriz de Nossa Senhora das Dores, quebrando o silêncio que fazia sofrer o coração dos romeiros: gritando no altar o nome do Padre Cícero. Foi sacerdote, pai, amigo, irmão, conselheiro, professor, escritor, monsenhor do chapéu de palha e da caneca de alumínio que gritava nos altares:"Viva Nossa Srª das Dores e cantava "adeus Maria"... são inúmeras as denominações e adjetivos que se perdem no espaço do pensar, que descrevem este grande homem.
Para muitos foi o sucessor legítimo do Padre Cícero Romão Batista, e proporcionou grande bem á sociedade juazeirense, ao nordeste
e a fé romeira. Assim descreve Daniel Walker, seu amigo: "Pe. Murilo teve um comportamento típico de quem se despedia de Juazeiro, dos amigos, de seus “cantos”, pouco antes de seguir para Fortaleza onde foi submetido à operação. No falar era para que ficássemos tranqüilos, pois ele imaginava que fosse um tumor de pequena repercussão, numa extremidade do fígado. Dizia que não tinha medo da operação. O que lhe preocupava eram as consequências. Assim foi no almoço da casa de Assunção Gonçalves, de onde ela o viu partir chorando. Nos gestos, poucos, mas havia essa suspeita. Tanto Mirian, sua caseira no Limoeiro, como o Pe. Sebastião Bandeira, na casa Paroquial, referiram que nas despedidas ele percorrera a casa, os quartos e salas, como se estivesse vendo aqueles recantos pela última vez. Apesar das brincadeiras, Pe. Bandeira lembrou que eles se despediram emocionados. E assim foi também com Alzirinha, com o cachorro e com o gato. Só então, Daniel Walker o levou para o aeroporto. "
Desicou toda a sua vida á Igreja e aos romeiros; não faltam histórias de quem se encontrou com ele consolando pessoas em prantos e fazendo muitas obras de caridade que mantinha oculta desde doação de casas á tantas outras.
Certa vez fora-lhe apresentada a imagem de São Silvestre, dentro do contexto da história de Vila Fernandes, ele demonstrou muita alegria beijando a imagem. Está sepultado na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte-CE e vive no coração de muitos.Disse ele:"Para mim, ser padre não significa ser um desencantado. Tenho alegria de minha vocação.”
 "Com Deus estás, com a Trindade já partilhas comunhão. Não te perdi, ganhei no céu um bem maior: intercessão!"


 Veja seu túmulo no vídeo:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=202296

* Esta postagem tem a colaboração do blog do juaonline

   

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Igreja brasileira em Juazeiro (publicada em http://blogdojuaonline.blogspot.com)


Esteve em Juazeiro do Norte durante a Romaria da Esperança (Romaria do Padre Cícero) o padre Antonio Furtado Leite da Igreja Católica Brasileira, Diocese de Aracaju. Aqui ficou até ontem, oportunidade em que procedeu aos estudos preliminares tendo em vista a instalação nesta cidade de uma igreja da ICAB. Segundo nos informou padre Antonio sua igreja pretende conscientizar os romeiros e os habitantes de Juazeiro de que o Padre Cícero já foi canonizado pela Igreja Católica Brasileira e isso precisa ser mais divulgado, pois poderá contribuir para aumentar o fluxo de visitação a esta cidade. Padre Cícero foi canonizado pela ICAB no dia 6 de julho de 1973 com o nome de São Cícero do juazeiro, Santo Defensor da Igreja de Deus. A solenidade de canonização ocorreu na Catedral de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Brasília, por ocasião do III Concílio Nacional da ICAB e a cerimônia contou com a presença de 18 bispos icabenses sob a presidência de dom Luís Mascollo, titular do Conselho episcopal. À época, diversos segmentos da igreja romana (que até hoje sequer reabilitou o Padre Cícero) criticaram a atitude da igreja católica brasileira. Durante sua visita a Juazeiro Padre Antônio fez contato com diversas autoridades e foi recebido pelo bispo Dom Fernando a quem explicou sua pretensão de instalar uma paróquia da ICAB em Juazeiro. O bispo, segundo nos informou padre Antônio, não esboçou nenhuma reação contrária e foi muito atencioso. Em Juazeiro o padre da igreja brasileira celebrou três missas, a última das quais assistida por romeiros que até aplaudiram quando lhes foi informado que o Padre Cícero já era santo, canonizado pela ICAB. A ICAB já havia feito várias tentativas para se instalar em Juazeiro, sem, porém, obter êxito. Agora, devido ao grande avanço que ultimamente possibilitou a instalação aqui de outras igrejas não romanas, como a Igreja Anglicana, a Carismática Pentecostal, Universal do Reino de Deus e a de Jesus Cristo dos Últimos Dias, dentre outras, é possível que a ICAB tenha seu objetivo concretizado. Por isso, padre Antônio já anunciou que voltará brevemente para continuar seu trabalho de instalação da Igreja Católica Brasileira em Juazeiro do Norte, pois recebeu muitos estímulos. Padre Cícero sempre dizia aos romeiros “que a melhor religião é a Católica Apostólica Romana”, mas nunca impôs barreira à instalação de nenhuma outra crença religiosa em Juazeiro. A presença da igreja católica brasileira em nossa cidade quem sabe poderá até agilizar a reabilitação do Padre Cícero pelo Vaticano. A foto acima é reprodução da imagem de São Cícero do Juazeiro e foi esculpida pelo padre Antonio.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Advento

Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração
 
 
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; (28/11) um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.


No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.

Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?

Paróquia de Santo Antônio comemora o aniversário de seu pastor

No último dia 22/11 ás 19:00, na Paróquia de Santo Antonio, bairro Cacimbas, reuniram-se em torno do altar do Senhor, representantes das 14 comunidades paroquiais para celebrar com alegria os 76 anos de Mons. José Neto, que a mais de 25 anos está á frente da citada paróquia, exercendo com zelo e solicitude pastoral seu sacerdócio configurado ao de Cristo.
 Humilde e cheio de energias conquistou o coração do povo se tornando para muitos uma figura familiar. As homenagens emocionaram à muitos, e sempre havia quem quisesse demonstrar seu afeto ao querido Monsenhor, ou popularmente o Padre Zé Neto, que também se emocionou agradecendo o carinho de seus filhos espirituais "que são minha família", destacou o mesmo.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia de Finados

 Na maioria das vezes temos pavor da morte, principalmente quando se diz respeito a dos nossos entes queridos, ou da nossa própria. Porém isto é resultado da fraqueza humana manchada pelo pecado que tende a trilhar as vias da tristeza. A liturgia deste dia inicia com a leitura do livro da Sabedoria:"Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto;" (Sb 3,6).  Seremos e somos provados por Deus.
Tradicionalmente em Arapiraca, no Cemitério Pio XII, recebe inúmeras pessoas que vão "rezar" pelos seus falecidos; o que chamou a atenção é que o repórter da TV Gazeta ao questionar uma determinada senhora sobre o sentido das velas, o silêncio ficou como resposta.     
"Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição" (Prefácio A esperança da Ressurreição em Cristo). Com sua Paixão e Morte de Cruz, Cristo redimiu a humanidade e sua ressurreição é a certeza da nossa, visto que pelo Batismo participamos também deste mistério. Infelizmente muitas pessoas vão ao cemitério acendem velas e saem. Será isto uma fé? Ou mecanização da mesma? É esta a fé na Luz da Ressurreição?
A Luz (vela) representa a mesma que recebemos no dia do nosso Batismo, onde o presidente da celebração pede que "pais e padrinhos ajudem a conserva-la acesa", o que depois o próprio batizando também faz. Como é triste a realidade. Já paramos para pensar na nossa morte? Já está em tempo pois o Senhor chegará na hora em que menos esperarmos.
"Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mt 5,8).

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

NO DIA 12 DE OUTUBRO DE 2010, VILA FERNANDES, EXALTA A PADROEIRA DO BRASIL

Como tradicionalmete acontece a vários anos, no dia 12 de outubro, fiés da Vila Fernandes dirigem-se á pequea Capela de N. Srª Aparecida para prestarem homenagem á Excelsa Padroeira do Brasil. A imagem começou a pecorrer algumas ruas da comunidade a partir das 16:00 hrs, acompanhada também da banda de pífanos e de crianças representado os pescadores do Vale do Paraíba, anjos e por que não a Padroeira.
Os louvores encerraram-se com uma Celebração Eucarística, presidida pelo pároco, Mons. José Antonio Neto, uma apresentação do Milagre de Tambaú e leilão das prendas.

"Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida. Viva a Virgem Imaculada, ó Senhora Aparecida!"



Obs: Mais fotos em breve no orkut da Capela.

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

No início do mês das missões, contemplamos a figura da Pequena Grande Terezinha Lisieux. Que com muita simplicidade desenvolveu e desenvolve um papel muito importante para a Igreja. Mesmo com vida enclausurada e contemplativa, conseguiu se considerada Padroeira das Missões.
"Meu Deus, eu quero passar o meu céu, fazendo o bem sobre a terra." Aos 24 anos, partiu para a Casa do Pai, prometendo também um chuva de Rosas aos que por ela invocassem.
Você conhece a Poderosa Novena das Rosas? Invoque também Santa Terezinha, pois também mostra o caminho da missionariedade.


Conheça mais sobre esta maravilhosa santa.
http://www.santuariosantaterezinha.org.br/

CAMPANHA MISSIONÁRIA 2010


A Campanha Missionária, promovida e coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias, propõe para este ano de 2010 o tema "Missão e Partilha", e, como lema, "Ouvi o Clamor do Meu Povo" (cf. Ex 3,7b).
Segundo o diretor nacional das POM, monsenhor Daniel Lagni, o tema Missão e Partilha remete à Campanha da Fraternidade deste ano, "a qual pretende resgatar, com enfoque e dimensão missionária e remete ao êxodo do povo de Israel, e aos muitos 'êxodos' dos povos atuais. Também nos remete ao tema da migração, mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo. O cartaz traz um fundo verde, sinal de esperança. A Missão alimenta, fortalece nossa fé, esperança e caridade, mantém-nos no caminho da fidelidade a Deus e à humanidade, Povo de Deus (LG 2)".
FONTE:CNBB

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010



No proxímo domingo, dia 03/10, brasileiros estarão elegendo seus representantes através do voto. É preciso que haja consciência sobre a escolha e não deixar-se iludir por supostos favores pessoais que levam á alienação da mente e impedem o progresso da nação.
Votar principalmente em pessoas que lutem por educação, saúde, segurança ... e por aqueles que optam por uma índole exemplar, destancando também aqueles que não desafiam a Deus, querendo eleger-se em afrontas ao Criador e a fé Católica e não só em princípios básicos. Não se iludam com "lobos disfarçados de cordeiros". Afinal são 4 anos pela frente. A decisão é tua...

domingo, 26 de setembro de 2010

CONCLUSÃO DO MÊS DA BÍBLIA

Durante este mês de setembro, dedicado á Palavra de Deus, a Igreja nos mostra o sentido de um Deus-Amor que se comunica com os seus de um modo cada vez mais atual. Já nos tempos últimos "O Verbo (A Palavra) Divino de fez carne e habitou entre nós." Relembramos durante todo este mês a figura do Profeta Jonas e seu seguimento á Deus de início não tão gratuito.
Leia a Bíblia!!!

BLOG DA CAPELA

Olá !

Este é o blog da Capela de São Silvestre, que trará informações sobre a Capela (Igreja) e a comunidade, de um modo interativo e dinâmico, visando o anúncio da Boa Nova do Evangelho de Cristo. Torne-se nosso seguidor!