sábado, 5 de março de 2011

Paróquia Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte promove abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2011

A Paróquia Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores promovera no próximo dia 09 de março, Quarta-Feira de Cinzas a abertura oficial da Campanha da Fraternidade. Este ano com o Tema: A fraternidade e a vida no planeta e o Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22). Para este dia a Paróquia convida todas as Pastorais e todos os fiéis para participarem da seguinte Programação:
07:30h – Concentração na Ponte Mons. Murilo no Rio Salgadinho.

07:50h – Memória daqueles que lutaram pela preservação da natureza, inclusive o Pe. Cícero.

08:00h - Caminhada Penitencial e Ecológica saindo da Ponte do Rio Salgadinho até a Matriz.  

08:40h (Antes da Missa) – Exibição de Um Vídeo (de 15 min.) sobre a Campanha da Fraternidade de 2011. 

09:00h - Missa com distribuição de Cinzas na Matriz. 

Colaboração : Pároco - Pe. Joaquim

Por PASCOM - Diocese de Crato.    

Bento XVI presidirá celebração da Quarta-feira de Cinzas em Roma

Na quarta-feira,9, dia em se inicia a Quaresma, o Papa Bento XVI presidirá a procissão penitencial e a Celebração Eucarística com a imposição das cinzas. Com transmissão pela Rede Canção Nova ás 12:30,  horário de Brasília.
A procissão penitencial sairá ás 16:30 (horário de Roma), da Igreja de Santo Anselmo, no Monte Aventino em Roma, e irá para a Basílica de Santa Sabina. Durante a procissão, o Papa será acompanhado por diversos cardeais, arcebispos, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, padres da Basílica de Santa Sabina e alguns fiéis.
No fim da procissão, na Basílica de Santa Sabina, haverá Celebração Eucarística onde serão impostas as cinzas.

Boletim da Santa Sé*

Chegou o Carnaval!

Como verdadeiramente cristãos, é necessário que não vivamos de fantasias e sem da fé no projeto salvador de Cristo. A banalização será de todos os pontos... Devassidões de todas as espécies circularam na atmosfera. Sejamos a diferença. Usufrua do amor de Deus que não é mascarado e que está sempre a nossa disposição.
Permaneçamos firmes na esperança do bem que vence o mal, sejamos fortes. Pois as máscaras passam, mas Deus, não.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Papa condena morte de Ministro do Paquistão

Cidade do Vaticano, 03 Mar (Ecclesia) – Bento XVI manifestou hoje a sua “profunda dor” pelo assassinato do ministro para as minorias, do Paquistão, Shahbaz Bhatti, morto a tiro nesta quarta-feira, em Islamabad.
A mensagem do Papa foi enviada, através do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, ao arcebispo Lawrence Saldanha, presidente da Conferência Episcopal do Paquistão.
Shabbaz Bhatti, de 42 anos, foi o primeiro católico a ocupar um cargo político desta relevância, no Paquistão, uma nação maioritariamente muçulmana.
Grande defensor de um compromisso em favor da convivência pacífica, entre as comunidades religiosas do seu país, Bhatti ficou célebre por se opor à “lei da blasfémia”, do Código Penal paquistânes, que prevê a pena de morte para actos que enxovalhem o profeta Maomé.
O ministro foi morto à porta de casa, por quatro desconhecidos, apenas a alguns quilómetros de distância do local onde, há dois meses atrás, tinha sido assassinado o governador do Estado paquistanês do Punjab, Salmaan Tasser, outro forte opositor àquela lei.
Tasser tinha ainda pedido perdão para Asia Bibi, cristã de 45 anos condenada à morte, de acordo com a referida legislação, por alegadamente ter insultado o nome do profeta Maomé.
Face a estes incidentes, a Igreja Católica no Paquistão decretou três dias de luto e decidiu fazer greve em todas as suas instituições, incluindo hospitais e escolas.
O corpo de Shabaz Bhatti vai estar na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Islamabad, onde o bispo Anthony Rufin vai presidir à missa de sufrágio.
O funeral vai ter lugar na diocese de Faisalabad, 250 quilómetros a sul da capital paquistanesa, esperando-se, segundo a Rádio Vaticano, uma “presença massiva de autoridades civis, líderes religiosos cristãos, hindus e muçulmanos e de activistas dos direitos humanos”.
Segundo o Relatório 2010 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a lei da blasfémia é o “pior instrumento de repressão religiosa” no Paquistão.                        OC


Papa Bento XVI preocupado com inocentes

O Papa manifestou-se preocupado com “a situação das pessoas inocentes que estão a viver a terrível tragédia na Líbia”, afirmou, ontem, a directora executiva do Programa Mundial de Alimentos após ser recebida, no Vaticano, por Bento XVI.
“Bento XVI está muito preocupado com as pessoas inocentes que estão nesta terrível tragédia da Líbia“, declarou Josette Sheeran após um encontro privado com o Papa.

Um comunicado do Programa Mundial de Alimentos refere que a directora executiva descreveu ao líder da Igreja Católica a recente viagem que fez à fronteira entre a Líbia e a Tunísia, “onde observou pessoalmente a presença de milhares de pessoas que fogem da violência, no meio a uma crise humanitária”.
Josette Sheeran sublinhou, no encontro, que “o mundo deve actuar com rapidez para evitar uma catástrofe humanitária”.
Bento XVI defendeu, em 24 de Fevereiro, num encontro com o Presidente do Líbano, Michel Suleiman, a necessidade de se “resolverem os conflitos que ainda estão abertos na região”, numa referência às revoltas populares que eclodiram em alguns países árabes.

(Jornal da Angola)

Netanyahu agradece Bento XVI por rever papel dos judeus em morte de Jesus

ROMA, 3 MAR (Ansa) - O premier de Israel, Benyamin Netanyahu, enviou hoje uma carta ao papa Bento XVI exprimindo seu apreço por sua postura de retirar a responsabilidade dos judeus pela morte de Jesus Cristo, segundo o segundo volume de seu livro, "Jesus de Nazaré".

"Congratulo-me com ele por ter rejeitado liminarmente em seu livro a acusação infundada [sobre a culpa dos judeus na morte de Jesus], sobre a qual por séculos é baseado o ódio contra os judeus", assinalou o primeiro-ministro israelense.

Ele disse ter forte "esperança que a clareza e a coragem dele demonstradas reforçam as relações entre os judeus e cristãos no mundo e facilitam e promovem a paz e a reconciliação entre as gerações futuras". "Espero vê-lo logo de novo para poder exprimir meu profundo pessoal apreço a ele", acrescentou Netanyahu.

O Congresso Judaico Mundial (CJM) também expressou hoje sua satisfação pela postura do Papa, que segundo a entidade "respondeu à acusação de que o povo hebreu é responsável coletivamente e eternamente pela morte de Jesus". O organismo pediu que a livro do Pontífice que será lançado em breve seja considerada patrimônio da "doutrina oficial da Igreja".

"Por muitos séculos, os judeus sofreram uma brutal perseguição e o antissemitismo pelo fato dos cristãos os considerarem coletivamente os responsáveis pela morte de Jesus Cristo", considerou a organização.

Segundo o presidente do CJM, Ronald S. Lauder, "dois mil anos depois desse fato, era hora do líder da Igreja Católica pronunciar palavras caras sobre tudo isso". Ele ainda observou que "os judeus no mundo todo apreciam que este Papa esteja absolutamente determinado a perseguir as boas relações entre cristãos e judeus".

Ontem, a Livraria Editora Vaticana divulgou trechos do segundo volume de "Jesus de Nazaré", "Semana Santa: Da entrada a Jerusalém até a Ressurreição", em que Joseph Ratzinger trata sobre os eventos da Páscoa, da morte à ressurreição de Cristo.

Em uma determinada parte, ele escreve que "o termo Judeu era usado para indicar 'a aristocracia do tempo', e não 'o povo de Israel como tal'". Por causa da suposta confusão de termos, o Pontífice explica que "não é raro a palavra ter um sentido negativo, no sentido de 'gentalha'".

Redação "O repórter".

Bento XVI é atacado porque luta contra o relativismo

Apresentado em Roma livro do jornalista italiano Aldo Maria Valli
Roma, domingo, 27 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O livro "A Verdade Sobre o Papa. Por que o atacam e por que ele tem de ser ouvido", escrito pelo jornalista do Vaticano, Aldo Maria Valli, do principal noticiário da emissora italiana RAI, foi apresentado esta semana no Instituto Don Nicola Mazza, em Roma.
"Por que o Papa atual é o homem público mais atacado de todos? Por que suas palavras são objeto de tanta manipulação? - perguntou-se Valli. Porque, no centro do seu magistério - respondeu -, há uma batalha contra o relativismo, uma batalha feita com tom tranquilo e gentil, mas que se centra no problema do homem atual. É uma convergência de interesses e pessoas que não querem que o homem levante a questão da verdade para que, assim, possa ser facilmente manipulado."

Isso acontece, acrescentou, "porque o que permeia nossa cultura e mentalidade atuais é que a verdade não existe e que, ao limite, é possível aproximar-se em maior ou menor grau, dependendo das experiências vividas."
"Com grande simplicidade - prosseguiu -, o nosso Papa indica que a verdade existe e que, se ela não for buscada, não é possível ser plenamente humano. Ensina que o homem tem esse anseio e que, se este lhe for negado, uma parte do seu ser será amputada".

Obama rechaça a defesa do matrimônio nos tribunais dos EUA

WASHINGTON DC, 25 Fev. 11 (ACI) .- O Presidente Barack Obama ordenou ao Departamento de Justiça que deixe de defender nos tribunais a lei federal que define o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher, para permitir que os grupos homossexuais obtenham sentenças a favor do "matrimônio" gay.
Conforme informou o Secretário de Justiça, Eric Holder, em um comunicado publicado no dia 23 de fevereiro, Obama chegou à conclusão de que a "Lei de Defesa do Matrimônio" é inconstitucional porque discrimina aos casais do mesmo sexo. Esta lei federal de 1996 define ao matrimônio como "uma união legal entre um homem e uma mulher" e exige aos maridos que sejam de "sexos opostos". A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) deplorou a decisão da Administração Obama. O principal conselheiro legal da USCCB, Anthony R. Picarello, explicou que a decisão do mandatário é uma ameaça contra aqueles que defendem o matrimônio autêntico em todo o país.

Muçulmanos que planejavam atentar contra o Papa foram capturados

ROMA, 27 Fev. 11 (ACI) .- A Polícia capturou esta sexta-feira na cidade de Brescia, ao norte da Itália, seis muçulmanos pertencentes ao movimento fundamentalista do marroquino Al Adl wal Ihsane (Justiça e Caridade), acusados de ter entre seus alvos o Papa Bento XVI. Conforme informou a agência ANSA, os seis muçulmanos tinham formado uma célula secreta dentro do movimento islâmico. Nos documentos expropriados encontraram referências a Bento XVI, a quem culpam pela conversão ao catolicismo de Magdi Allam - parlamentar italiano de origem egípcia que no ano 2008 deixou o Islã-, e por isso era necessário "castigar o Papa", tal como consta em um dos papéis requisitados aos muçulmanos.


Em 29 de abril de 2010 a Polícia italiana também expulsou dois marroquinos acusados de planejar um atentado contra Bento XVI.

Universidade Harvard dá razão ao Papa na luta contra AIDS



Um estudo realizado pela Universidade Harvard deu razão à posição de Bento XVI sobre a AIDS, afirmando que um comportamento sexual responsável e a fidelidade ao próprio cônjuge foram fatores que determinaram uma drástica diminuição da epidemia no Zimbábue.
Quem explica, em sua última pesquisa, é Daniel Halperin, do Departamento de Saúde Global da População da universidade norte-americana, que, desde 1998, estuda as dinâmicas sociais que causam a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis nos países em vias de desenvolvimento.

Estudante é suspenso em escola nos EUA por usar terço

'Eu quero usá-lo, porque tenho orgulho dele', disse Rodrigo Avila.
Ele foi suspenso em uma escola em Collinsville, no estado de Illinois.
Um estudante foi suspenso por cinco dias em uma escola em Collinsville, no estado de Illinois (EUA), porque foi para a aula usando um terço, segundo a emissora de TV "KSDK".
"Eu fiquei com muita raiva", disse Rodrigo Avila, destacando que recebeu o terço de presente de seu padrinho. "Eu quero usá-lo, porque tenho orgulho dele", acrescentou. Rodrigo Avila pegou 5 dias de suspensão.
Do G1, em São Paulo

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dom Valério Breda fala pela primeira vez sobre escândalo de padres de Arapiraca"Não escrevi carta nenhuma"

Após diversas tentativas do CadaMinuto para conseguir entrevistar o Bispo Dom Valério Breda, responsável pela diocese de Penedo, algumas perguntas foram respondidas através de nota enviada ao portal a respeito dos padres acusados de pedofilia na cidade de Arapiraca, Agreste do Estado.
Dom Valério, alegou que não pôde responder por que estava em viajem a Bethlehem e outros lugares como Israel e Palestina, numa missão religiosa.

Retornando ao estado respondeu algumas perguntas sobre o andamento de investigação do vaticano sobre os monsenhores Luiz Marques, Raimundo Gomes e os padres Edilson Duarte que assumiu ser homossexual durante depoimentos e Enaldo da Motta.

“Estamos seguindo a praxe canônica, com assessoria de primeira qualidade. Os processos estão sub secreto. Nenhuma ‘nova’ atitude do bispo diocesano modificou as decisões já tomadas e de todos conhecidas, sobre a disciplina canônico-pastoral a ser obedecida pelas pessoas envolvidas nos processos canônicos.”, disse o bispo, não querendo revelar maiores detalhes sobre o caso.

Também desmentiu boatos criados pelo monsenhor Raimundo Gomes que estaria afirmando que retornaria as atividades religiosas após receber uma carta de autorização do bispo. “Não existe carta nenhuma, deste bispo diocesano, a monsenhor nenhum, fora dos autos processuais”, negou Dom. Valério Breda.

Finalizando a carta disse que não era simpático ao CadaMinuto quando pública matérias relacionadas a escândalos na igreja Católica Apostólica Romana.

“Não me é simpático o site Cada Minuto, quando divulga informações tendenciosas ou inverídicas sobre nossa Igreja. Nota-se complacência e não sincera busca da informação correta”, desabafou.
Por fim, encerrou a nota falando sobre a entrevista do Papa Bento XVI – O Best Seller. “‘Luz do Mundo’, para poder enriquecer matérias e o pensamento da sociedade com alguma idéia? Já foram vendidas milhões de cópias, mundo afora”, finalizou Breda.



Confira a carta na intrega

Senhor Wadson!
Meus cumprimentos.
No dia em que me foi enviado o e-mail abaixo encontrava-me em Bethlehem e outros lugares (sim: em Israel e nos lugares sob a Autoridade palestina). Só agora estou de volta a Alagoas.
Respondo, pois não quero ser-lhe descortés:
1. Não me é simpático o site Cada Minuto, quando divulga informações tendenciosas e/ou inverídicas sobre nossa Igreja. Nota-se complacência e não sincera busca da informação correta.
2. Sobre os processos canônicos: estamos seguindo a praxe canônica, com assessoria de primeira qualidade. Os processos estão sub secreto.
3. Não existe carta nenhuma, deste bispo diocesano, a monsenhor nenhum, fora dos autos processuais.
4. Nenhuma ‘nova’ atitude do bispo diocesano modificou as decisões já tomadas e de todos conhecidas, sobre a disciplina canônico-pastoral a ser obedecida pelas pessoas envolvidas nos processos canônicos.
5. Desqualifica-se o suposto ‘maior’ portal de Alagoas, quando, no assunto em pauta, tem ‘garimpado’ notícias sem averiguar sua autenticidade.
6. Nossa defesa, como faz aludir o seu e-mail, não será outra se não adir às legítimas instâncias da justiça, quando se fizer necessário.
7. Só por curiosidade: já leu a entrevista de Papa Bento XVI – o best seller do momento – “Luz do Mundo”, para poder enriquecer suas matérias com alguma idéia? Já foram vendidas milhões de cópias, mundo afora.
Com obséquio.
Dom Valério Breda, bispo diocesano.

Dom Valério espera que as obras terminem antes de 2016, ano do centenário da Diocese de Penedo.

O Bispo Diocesano de Penedo, Dom Valério Brêda, concedeu entrevista no final da manhã de quinta-feira, 24, para a TV Correio do Povo sobre a reforma da Catedral. Em quase 50 minutos de entrevista Dom Valério falou sobre as etapas concluídas e as que irão ser terminadas, e, ainda sobre a Catedral o Bispo esclareceu uma polêmica envolvendo o cercado de madeira (tapume), cercado esse, que vem incomodando a população do Centro Histórico de Penedo, mas que segundo a assesora de Dom Valério, Rosiete Pires, medidas serão tomadas para facilitar a vida dos moradores daquela área.  Acompanhe a entrevista feita por Raul Rodrigues e veja imagens das obras internas da igreja em andamento.

http://www.correiodopovo-al.com.br/v3/penedo/tv/12531-Bispo-Penedo-concede-entrevista-exclusiva-CorreiodoPovo-para-falar-sobre-obras-Catedral.html

Uma nova interpretação para o milagre da Hóstia em Juazeiro surge com a psicóloga Maria do Carmo Forti

O suposto milagre terminou numa polêmica questão religiosa, ainda hoje não resolvida. Dentro da Igreja, ou mais precisamente no seio do clero, o chamado "Milagre de Juazeiro" foi tratado como fato natural, superstições vãs, evoluiu para embuste até que, em 1989, 100 anos depois, a psicóloga paulista Maria do Carmo Forti, hoje professora e ouvidora da Faculdade de Medicina de Juazeiro, deu outra interpretação ao fenômeno, restaurando a memória da beata Maria de Araújo, que foi ultrajada, vilipendiada e humilhada.

Na visão de Maria do Carmo, a principal protagonista do suposto milagre da hóstia, foi a beata Maria de Araújo. A psicóloga, que veio ao Cariri fazer pesquisas sobre o tema da religiosidade popular, se apaixonou pela região. Tanto que largou tudo em São Paulo - onde tinha bom emprego e onde residem seus familiares - e fixou residência em Juazeiro do Norte.

Na interpretação da pesquisadora, "a beata não foi uma embusteira e não se pode reduzir a sua figura aos fenômenos acontecidos com ela, chamando-a de alienada, de alguém fora da realidade, de um símbolo de atraso cultural e ignorância religiosa. Ela foi mística no sentido nobre da palavra, como também foram São Francisco de Assis, Tereza D´Ávila, João da Cruz, os grandes místicos europeus".
Os estigmas que também se verificava em Maria de Araújo, segundo Maria do Carmo, são resultados, certamente, da imaginação emotiva dela, da influência de seu psiquismo sobre o organismo e demonstram, acima de tudo, o quanto a crença na paixão de Jesus Cristo influía em sua vida. "A presença do sangue na hóstia consagrada pode ser atribuída, em princípio, se olhar com os olhos da Parapsicologia, a um ´caso de aporte´", complementa.

O professor de Parapsicologia, padre Óscar González-Quevedo, o padre Quevedo, afirma que o aporte é realizado mais frequentemente por mulheres, por serem mais emotivas, especialmente antigamente, eram mais marginalizadas. Nos desequilíbrios psicossomáticos, surgem mais facilmente as "descargas" parapsicológicas.

Neste novo enfoque, segundo a psicóloga, o sangue era mesmo real, sadio. Ela ressalva, usando a palavra provavelmente, já que não foi feito exame de laboratório na época, da beata, descartando-se, então, segundo afirma, a hipótese do embuste. Na verdade, hipótese semelhante já havia sido levantada à época da ocorrência do chamado milagre, pelo doutor Júlio César da Fonseca Filho que, em carta endereçada ao bispo dom Joaquim José Vieira, atestou que "o fenômeno da beata não se tratava de impostura nem de simulação, mas de histerismo", lembra a psicóloga, explicando que "antes do milagre, Maria de Araújo era conhecida como uma pessoa mística. Sua espiritualidade era tanta que alguns sacerdotes, entre eles, padre Quintino, primeiro bispo da Diocese do Crato, a procuravam para rezar juntos".

A beata dizia que conversava e brincava com o Menino Jesus. Visitava o céu e o inferno. Estas afirmações foram desconsideradas pelo bispo do Ceará, dom Joaquim Vieira, e tidas como mais uma heresia, mas a Parapsicologia pode dar outra interpretação: bilocação, presença simultânea de uma pessoa em dois lugares diferentes. Muitos santos da Igreja Católica tiveram o carisma da bilocação. A transformação da hóstia em sangue, segundo a psicóloga, foi o coroamento da sua espiritualidade.

Dom Panico recebe apoio de bispos no Crato

                    D. Antônio Muniz                           

  "O Papa Bento XVI trata o bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, como Padre Cícero". A revelação foi feita pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, presidente do Regional Nordeste -2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante entrevista coletiva concedida ontem a uma cadeia de emissoras de rádio da região. Este carinho especial do Papa para com dom Fernando é o reconhecimento maior ao seu trabalho missionário em favor da Diocese, complementou dom Muniz.                          



  Dom Fernado Panico, Bispo Diocesano do Crato

O arcebispo de Maceió veio ao Cariri acompanhado dos bispos de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França e dom Jaime Vieira Rocha, de Campina Grande (PB), que vieram hipotecar solidariedade ao trabalho pastoral de dom Fernando na Diocese do Crato e, particularmente, no acolhimento aos romeiros do Padre Cícero, em nome de 21 Dioceses dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará.

A manifestação de solidariedade, realizada no auditório da Faculdade Católica do Crato, contou com a participação de padres, representantes das prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte, associações religiosas do Cariri e amigos de
dom Fernando.

A solenidade foi aberta com a leitura de um retrospecto do projeto de mudança implantado na Diocese, por dom Fernando, nestes oito anos de trabalho pastoral. Os bispos destacaram que este trabalho missionário está plenamente identificado com a orientação da CNBB e, consequentemente, com o Vaticano. "Estou aqui não somente na condição de presidente do Regional Nordeste -2, mas, sobretudo, como romeiro do Padre Cícero e de dom Fernando", justificou dom Muniz.

Na oportunidade, foi lembrado que na sua primeira Carta Pastoral, dom Fernando anunciou a primeira e mais significativa mudança, quando afirmou: "é impossível não levar em conta, na minha missão de bispo do Crato, a situação muito especial da cidade de Juazeiro do Norte, que é um importante centro de romaria no Nordeste por causa da memória que o povo cultiva, com muito carinho e devoção, do Padre Cícero Romão Batista, presbítero da nossa Diocese que merece nosso carinho, apesar de tudo o que contra ele aconteceu e se tem escrito. Desejo reforçar os cuidados pastorais em favor dos milhares de irmãos e irmãs, na maioria absoluta, pobres, romeiros de Juazeiro do Norte", escreveu.

Para os bispos, dom Fernando tem sido, desse projeto de mudança que naturalmente gera críticas e elogios, assim como aconteceu com o Padre Cícero, o Padre Ibiapina e outros evangelizadores que se sacrificaram em nome da fé, na defesa de uma pastoral voltada, principalmente, para os mais pobres.

 
         Dom Jaime Vieira, Dom Genival       

Emocionando, ainda convalescendo de uma virose, dom Fernando agradeceu o apoio recebido dos bispos, esclarecendo que não pediu esta solidariedade. Foi uma manifestação espontânea de seus irmãos de episcopado. "Agradeço sensibilizado por este gesto tão humano de corações habitados pela sede de justiça". Ele comparou os três bispos com os três anjos que visitaram Abrahão e esclareceu que a visita não era somente para ele, mas para toda a Diocese, todos os padres, religiosos, leigos e leigas.

Dom Fernando classificou a visita como mais um encorajamento ao trabalho missionário da Diocese, que em 2014 comemora 100 anos de evangelização e Juazeiro está comemorando 100 anos de emancipação política. Para ele, são duas realidades que caminham juntas. O encontro terminou com o Hino do Romeiro.













Imagem de Jesus Cristo chora mel em São Paulo.

Uma pequena imagem de Jesus Cristo numa casa em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, chamou a atenção de alguns representantes da Igreja, informa a Globo. Tudo porque desde a semana passada, a dona da peça diz que a imagem começou a verter lágrimas de mel.

«Acho que é uma mensagem de Deus a toda a humanidade», afirmou Doralice da Silva Carvalho, de 67 anos. «Jesus está a mostrar a doçura do seu coração, porque hoje em dia as pessoas estão muito amargas», acrescentou.

Católica desde criança, a mulher contou que apanhou um grande susto na última quinta-feira. Enquanto via televisão com familiares e com o missionário Anderson Freitas, afirmou ter ficado espantada com o brilho adquirido pela estátua, comprada há um ano e meio no interior de São Paulo. «Quando nos aproximámos, vimos que estava a sair mel dos olhos da estátua», contou o missionário.

                                                                                             
Desde então, a rotina na casa de Doralice (foto á esquerda) mudou. Pelo menos 150 fiéis curiosos foram ao pequeno quarto de hóspedes para sentir o cheiro e até provar o mel supostamente sagrado.

A Arquidiocese de São Paulo informou que vai seguir os procedimentos normais quando há notícias de supostos milagres. «A primeira coisa a ser feita é submeter a peça a uma análise científica», afirmou o padre Juarez de Castro. (Foto ao lado).
                                                         
Para que tais exames sejam feitos, os proprietários da imagem devem permitir que ela seja retirada para análise. Contudo, se depender de Doralice, isso não vai acontecer.
«Ninguém tira a peça daqui», afirmou, temendo que a imagem seja extraviada. «Se quiserem, que venham e façam os exames aqui mesmo», concluiu.


terça-feira, 1 de março de 2011

Papa considera doação do cordão umbilical ato de solidariedade

Um ato de solidariedade humana e cristã. É assim que o Papa Bento XVI definiu a doação do cordão umbilical para curar doenças graves como leucemia, durante discurso no Vaticano, neste sábado. Mas ele condenou a comercialização dos cordões.

O líder religioso também se posicionou contra a proliferação de bancos privados para conservação do sangue desses cordões. No entanto, defendeu a pesquisa médico-científica. "Ela não é apenas um valor para os cientistas, como para toda a comunidade civil", disse.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

“Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.
Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que será aberta, em nível nacional, na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, na sede da CNBB.
Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Motivada pela fé
Segundo o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica.

DOM DIMAS
Dom Dimas destacou ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”.
A partir de março, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços.“A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gasto e mais educação para a vida do nosso planeta”, sublinhou o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias.
De acordo com o secretário, os temas sociais apresentados pelas Campanhas da Fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores, morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade”, disse o padre.
Objetivos e estratégias
Além do objetivo geral, CF apresenta alguns objetivos específicos como viabilizar meios para formação da consciência ambiental; promover discussões sobre a problemática; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais. Algumas estratégias também são adotadas como mobilizar pessoas, Igrejas e a sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

Coleta da Solidariedade

Um dos gestos concretos propostos pela CF é a Coleta da Solidariedade, que deverá ser feita em todas as dioceses do país no dia 17 de abril. Do total arrecadado, as dioceses destinam 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os outros 60% ficam nas dioceses, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), para o atendimento a projetos locais. Os recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade são destinados prioritariamente a projetos que atendam os objetivos propostos pela CF-2011. No ano passado, os 40% enviados pelas dioceses para o FNS somaram R$ 3.807.769,55.

A Santa Missa


Na hora da morte, as missas que houveres assistido serão a tua maior consolação.Toda missa implora o teu perdão junto à justiça divina.Em toda missa podemos diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, e diminuí-la mais ou menos consoante o teu fervor.Assistindo com devoção à missa, prestas a maior das honras à santa humanidade de JESUS CRISTO.

Ele compadece-se de muitas das tuas negligências e omissões.Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais porém te arrependeste.
Diminui o império de satanás sobre ti.Sufraga as almas do purgatório da melhor maneira possível.Uma só missa que houveres assistido em vida ser-te-ás mais salutar que muitas a que outros assistirão, por ti depois de tua morte,pois pela Missa participas da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

A Missa preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.Toda Missa diminui o teu purgatório.
Toda Missa alcança-te um grau de glória maior no céu. És abençoado em teus negócios e interesses pessoais.
Fica sabendo, ó cristão, que mais merece ouvir devotamente uma só missa do que com distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra. (S. Bernardo).

Nosso Senhor nos concede tudo o que lhe pedimos na Santa Missa : o que mais vale é que nos dá ainda o que nem se quer cogitamos pedir-lhe e que, entretanto, nos é necessário. (S. Jerônimo).
Se conhecêssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa que zelo não teríamos em assistir a ela. (Cura d'Ars).
A Missa é o sol da Igreja. (São Francisco de Sales)

Bento XVI pede que os católicos dominem a linguagem digital para anunciar a Deus na internet


02:56 pm | VATICANO, 2011-02-28 .- Ao receber este meio-dia os participantes da assembleia plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o Papa Bento XVI assinalou que os católicos devem compreender, interpretar e falar a "nova linguagem" dos meios digitais para poder anunciar a Deus na Internet.

Em seu discurso na Sala Clementina do Vaticano aos participantes da plenária que trata, até o dia 3 de março, o tema "Linguagem e comunicação", o Santo Padre disse que "o pensamento e a relação acontecem sempre na modalidade da linguagem, entendida naturalmente no sentido lato, não somente verbal".

Neste sentido, afirmou que "as novas linguagens que se desenvolvem na comunicação digital determinam, por um lado, uma capacidade mais intuitiva e emotiva que analítica, orientam rumo a uma diversa organização lógica do pensamento e do relacionamento com a realidade, privilegiam frequentemente as imagens e as ligações hipertextuais".